quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Registro reflexivo das 40 h da formação inicial

Em novembro de 2008, nos dirigimos a Teresina a serviço da 16ª GRE (Gerência Regional de Educação - Fronteiras-Pi). Somos uma equipe de três professores, dois na área de Língua Portuguesa e um na área de Matemática.
O nosso primeiro contato com o Gestar II foi no dia 10 de novembro de 2008, onde estavam presentes muitos professores das áreas citadas, com o mesmo objetivo: conhecer o programa Gestão da Aprendizagem Escolar- Gestar II. Nos reunimos em um auditório, e nosfoi apresentado o funcionamento, a organização e os objetivos do programa. Posteriormente nos dirigimos ao Instituto de Educação Antonino Freire, e fomos orientados(as) a escolher qualquer uma das salas que disponibilizavam estudos na área de Língua Portuguesa. Por sorte(não desmerecendo os outros formadores) escolhi a sala da professora Caroline Rodrigues Cardoso, a Carol.. A nossa formadora se mostrou organizada, capacitada, exigente e muito simpática desde o primeiro momento.
Nessa mesma tarde nos foi distribuído um material composto por 20 livros, um material muito bem elaborado. Começamos os nossos estudos pelo TP3-unidade 9- Gêneros textuais. No decorrer da semana trabalhamos as unidades 11-Tipos textuais e 12- A inter-relação entre gêneros e tipos textuais. Passamos ao TP4, unidade13- Leitura, escrita e cultura, unidade 14- O processo da leitura, unidade 15- Mergulho no texto, unidade 16- A produção textual- crenças, teorias e fazeres.TP5 unidade 17- Estilística, unidade 18- Coerência textual, unidade 19- Coesão textual, unidade 20- Relações lógicas no texto. No dia 14, encerramento dos nossos estudos, retomamos os três TPS. Durante a formação foram desenvolvidas várias estratégias: leituras compartilhadas de textos, realização de atividades individual e/ou em grupo, análises de vídeos temáticos e a sugestão de um diário reflexivo/portifólio como estratégia de avaliação formativa. Os recursos diponibilizado foram: TPS, DVDS temáticos (incluindo o filme"Narradores de Javé", que adorei e dei muitas gargalhadas), data show, TV, material fotocopiado e outros materiais conforme as necessidades.
Os nossos encontros foram de grande proveito, trocamos experiências relevantes, e todos os trabalhos desenvolvidos somaram muito para a nossa prática em sala de aula. Voltamos munidos de um material excelente, e com o dever de professor/formador. Particularmente voltei com um desafio profissional, porém motivada para esse desafio. Voltei também com um círculo de amizades ampliado, pois temos o Benedito e muitas mulheres maravilhosas, que compõe uma turma do barulho: animada, compromissada e com muita vontade de aprender sempre mais.
O Gestar II só estava começando, tìnhamos ainda muito para aprender e desenvolver com esse programa que foi um presente para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário