sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Apreciação do texto:"Benditezas e malditezas", do livro"A arte de semear estrelas"(Frei Betto)

Senti-me maravilhada ao ler "A arte de semear estrelas" de Frei Betto. O livro é feito de frases marcantes e vigorosas. Como cada texto mexeu comigo. A certeza das palavras vinham como luzes para mim.
O texto Benditezas e malditezas teve destaque na minha leitura, pois revela realmente o que compreendemos como bendito e maldito para nossa existência.
Bendito é tudo aquilo que envolve: a compaixão, amizade, perdão, solidariedade, justiça, partilha, amor próprio, bom humor, bem querer, aprendizado e amor.
Maldito é tudo que envolve: traição, ciúmes, ódio, presunção, a capacidade de ser sempre porco-espinho, vingança, fúria, gestos indóceis e o negado a renascer sempre. Portanto essas revelações angustiam, pois temos a evidência do que é bendito e maldito para nós e para o próximo, e muitas vezes nos falta sabedoria e humildade para ficar perto das benditezas e longe das malditezas.
É preciso nos darmos conta e avaliar as nossas práticas cotidianas. Não deixar que sejamos tomados por esses sentimentos destrutivos. É necessário buscarmos os ingredientes certos para construir em vez de destruir, pois às vezes é tarde demais para voltar atrás e tentar reverter os danos que cometemos em nossa vida e na vida dos outros.
"Benditos os que se resguardam em câmaras secretas para reaprender a gostar de si e, diante do espelho, descobrem-se belos na face do próximo; os ébrios de transcendência e os filhos da misericordia que dormem acobertados pela compaixão. E quem corrige o equívoco do poeta e sabe que o amor não é eterno enquanto dura, mas dura enquanto é terno."(Frei Betto)
Por Geórgia Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário