terça-feira, 23 de junho de 2009

Apreciação do texto: "Para que serve o professor?", do livro "O Brasil tem futuro?, do autor Jaime Pinsky

A nossa sociedade atual tornou-se fria e impessoal. A mania do momento é informatizar tudo, até mesmo o afeto e as relações pessoais. As pessoas não se comunicam mais como antes, a tela do computador se tornou mais atrente do que o corpo a corpo. Tudo é muito mecânico e" prático."
E na educação não é diferente, digo a educação dos nossos filhos. Ficou muito cômodo para os pais acharem que a escola deve dar uma educação integral para os seus filhos. O erro torna-se cada vez mais grave, pois os nossos alunos chegam às escolas sem os valores que devem ser aprendidos em casa, com a família. E dentre esses valores, um dos esquecidos é valorização do professor. A criança sai de casa achando que cabe ao professor todas as responsabilidades em ralação a ela, e que esse tem a obrigação de realizá-las. É notável também a utopia de que esse mesmo professor pode ser substituído por essa praticidade do mundo moderno.
É certo que o professor pode ser fonte de motivação para o aluno. É imperativo que o professor conheça o aluno e sua história de vida para realizar um bom trabalho em sala de aula. O professor pode transformar-se no mais pobre ou no mais rico agente de comunicação, dependendo de como se apresenta. E para ser um verdadeiro educador, ele deve ser um profissional culto, com visão crítica, e ao mesmo tempo sensível a necessidade do aluno, não só a necessidade de conteúdos, mas a de afeto, que a maioria traz.
O professor deve mostrar as crianças e aos jovens, que eles não devem só ser os melhores em notas, mas refletir como eles estão ocupando suas vidas. É mostrar que nossos atos é que vai nos definir, vai nos inventar. É também formar um aluno capaz de fazer suas próprias escolhas.
O papel do professor é educar para cidadania.
Por Geórgia Castro

Um comentário:

  1. Geórgia,
    gostei muito do seu texto! Que bom que leu o Pinsky!
    Concordo contigo que somos fonte de motivação e modelo para nossos alunos, mas também acho que esse é um peso muito grande! Temos que saber que o professor não pode fazer nada, absolutamente nada, se não houver uma predisposição a aprender, um objetivo na vida, não é mesmo? Vejo hoje que os jovens andam muito distantes da realidade, não se preocupam com o futuro, então, precisam de um empurrãozinho nosso para acharem um sentido para a vida deles.
    Beijos

    ResponderExcluir